História da Ponte 25 de Abril





A Ponte 25 de Abril começou a ser construída a 5 de Novembro de 1962 pela empresa United States Steel Export Company.

Em 1935 esta empresa já tinha apresentado um projeto para a construção da ponte. No entanto a decisão por parte do governo de então não foi tomada. Em 1960 foi apresentado um novo projeto por 4 empresas sendo que a United States Steel Export Company apresentou um projeto inspirado na anterior proposta tendo vencido o concurso.




A construção da Ponte 25 de Abril, foi feita por 3 mil trabalhadores por dia e durou até 1966 sendo inaugurada a 6 de Agosto de 1966 com o nome Ponte Salazar. O primeiro carro a atravessar a ponte foi um Austin Seven verde e no primeiro dia 50 mil carros fizeram o seu percurso. Nos dias de hoje circulam cerca de 150 mil viaturas por dia no seu tabuleiro.


Com 2.277 metros de comprimento do seu tabuleiro a Ponte 25 de Abril detém o recorde de maior ponte suspensa da Europa e 33ª maior do Mundo.O tabuleiro da ponte encontra-se a 70 metros de altura e no seu ponto mais alto está a 190 metros da linha de água. O seu pilar principal encontra-se a 79 metros de profundidade.


A ponte 25 de Abril foi construída com a ajuda de 11 248 fios de aço nos seus pilares totalizando o total de 54.196 km de fios de aço.


Em 1999 foi inaugurado o tabuleiro inferior com duas linhas férreas para a circulação de comboios estimava-se que a construção desta linha de comboio iria reduzir o tráfico na Ponte em 15%.


As parecenças com a Ponte Golden Gate Bridge em São Francisco.


Quem já viu as duas pontes diz que elas são gémeas e efetivamente as parecenças são algumas, desde o tipo de ponte suspensa até à sua cor vermelha. No entanto a inspiração para a construção da Ponte 25 de Abril veio de uma outra ponte, a Bay Bridge, apesar desta ser de cor branca a sua parecença é ainda maior.





192 visualizações0 comentário