Sabe onde fica a Livraria mais antiga do Mundo?

Detentora do Guinness World Record desde 2011, a Livraria Bertrand é a livraria em funcionamento mais antiga do Mundo.



Localizada na Rua Garret, Chiado em Lisboa, a Livraria Bertrand foi fundada em 1732 por uma família francesa. A sua primeira morada foi na Rua Direita do Loreto no entanto acabou destruída pelos incêndios provocados pelo terramoto de 1755 que destruiu grande parte da cidade de Lisboa nomeadamente a zona da Baixa Lisboeta.



Mesmo com o local completamente destruído pelo terramoto, a Livraria Bertrand sobreviveu e instalou-se na Capela da Nossa Senhora das Necessidades até ao ano de 1773. Nesse ano e após a reconstrução da zona do Chiado, a Livraria Bertrand voltou à sua zona inicial e até aos dias de hoje a Rua Garret continua a ser a sua morada.

Casa de grandes celebridades literárias como Aquilino Ribeiro, Eça de Queiroz, Antero de Quental entre outros, teve um papel importante durante a ditadura de Oliveira Salazar onde foi palco de reuniões de autores que se opunham à ditadura.

Hoje a Livraria Bertrand pode ser visitada pela sua história e coleção de livros bem como para apreciar pratos e criações inspiradas na cozinha portuguesas.

Parte de uma cadeia hoje com mais de 50 lojas em Portugal, a Livraria Bertrand faz parte de Lisboa há 290 anos.





1.756 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo